Gripe

A gripe é uma doença extremamente contagiosa que resulta da infecção do vírus da gripe no sistema respiratório, como o nariz, a garganta, ouvidos e pulmões. A gripe também pode ser chamada de influenza, que é o seu nome científico.

grypa-katar2A gripe pode atacar qualquer uma pessoa, pois todas as pessoas correm o risco de apanhar a gripe, mas as crianças e sobretudo os mais idosos estão em risco maior de contrair a gripe, devido a condições de saúde mais frágeis. A maioria dos adultos recupera de uma gripe mais facilmente, porém as pessoas com risco mais elevado de saúde podem necessitar de um tratamento médico adicional.

A gripe ocorre normalmente entre os meses de Novembro e Março, mas também pode ocorrer durante o resto do ano, desde que todas as condições ideais para aparecer estejam presentes.

A gripe é perigosa?

O vírus da gripe espalha-se facilmente através da respiração, da fala, da tosse e de espirros, propagando-se de pessoa para pessoa. Está comprovado que a gripe muitas das vezes mata, mas isso acontece normalmente se a pessoa tiver mais algum problema de saúde que acelere a propagação do vírus da gripe, tornando o seu sistema imunitário menos resistente e mais convidativo a certas doenças. Por isso é extremamente importante tratar da gripe assim que os primeiros sintomas aparecerem, para que as complicações não sejam mais sérias.

Sintomas da gripe

Os sintomas da gripe são normalmente uma tosse seca, nariz a escorrer, como espirros a acontecerem constantemente, dores musculares por todo o corpo, cansaço, dificuldades em engulir comida, febre. Os sintomas da gripe são sempre muito mais intensos do que uma simples constipação e duram por muito mais tempo, por volta de 2 a 3 semanas. Para ajudar a prevenir o aparecimento da gripe, sugere-se ingerir muitos líquidos, como água ou sumos, evitar mudanças drásticas de temperatura e mesmo evitar o contacto com pessoas já contaminadas com o vírus da gripe.

O que é a gripe suína?

A gripe suína é um outro tipo de gripe (proveniente da gripe do tipo A), mas que aparece nos porcos (suínos). Em 2009 houve um surto de gripe suína que se propagou um pouco por todo o mundo, deixando muita gente em estado de alerta, pois foram algumas pessoas que morreram desta doença, embora as mortes devido à gripe suína sejam raras.

O que acontece é que este vírus que normalmente se encontrava unicamente nos porcos, conseguiu passar para os humanos e sofreu uma mutação, tornando-se um pouco mais resistente. Os sintomas da gripe suína não são diferentes dos da gripe sazonal normal que quase toda a gente tem.

Como posso evitar apanhar a gripe?

Evitar a gripe não é nada fácil, porque o seu vírus pode ser facilamente passado de pessoa para pessoa, sem que tenhamos noção disso. Um bom nível de higiene é um bom começo para reduzir as hipóteses de ter gripe. O lavar as mãos constantemente, o espirrar para um lenço de papel (que tem que ser descartado no lixo o mais rápido possível) e não para as mãos, evitar se possível o contacto com as pessoas que já estejam infectadas, evitar a exposição a mudanças bruscas de temperaturas; tudo isto poderá ser suficiente para evitar a gripe em si.

Ajuda para combater a gripe

Se pensa que tem a gripe, o mais importante é consultar o seu médico para que este lhe possa analizar e decidir se realmente tem gripe e se tiver, qual o tratamento mais indicado para si. É também extremamente importante apanhar a vacina contra a gripe todos os anos, mas só a vacina não é suficiente. O médico poderá receitar-lhe o medicamento Tamiflu como tratamento para o combate à gripe. Tamiflu é, até ver, o único tratamento disponível que pode combater a gripe de forma eficaz e segura.