Obesidade

Causas da obesidade

footscaleslargeA obesidade é a quantidade excessiva de gordura armazenada no corpo, podendo conduzir a doenças do coração, diabetes e mesmo problemas de vesícula. A obesidade, que é uma doença crónica que mata milhares de pessoas todos os anos em todo o mundo e afecta cerca de 1 milhão de portugueses, ocorre quando as calorias que uma pessoa consome são superiores àquelas calorias que são usadas e libertadas pelo corpo, provocando um aumento de peso.

A obesidade de uma pessoa pode ser medida através do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é calculado com base na divisão da altura (em metros) pelo peso (em quilos). Uma pessoa com um IMC acima de 25 é considerada como tendo excesso de peso, enquanto que com um valor acima de 30 a pessoa será considerada obesa e tem um alto risco de adquirir outras doenças relacionadas com a obesidade. Neste caso, as pessoas consideradas obesas deverão tentar obter um tratamento para a sua obesidade.

Causas da obesidade

O sedentarismo, os genes, o estilo de vida e certos factores psicológicos são apenas alguns dos factores que podem contribuir para o aparecimento da obesidade. Umas mudanças na sua dieta (mais rica em fruta, fibras, vegetais e água), mais exercícios físicos e fumar e consumir bebidas alcoólicas em menores quantidades (ou mesmo deixar de os fazer) poderão ser extremamente importantes na redução da sua obesidade, no entanto por vezes só isto não é suficiente.

A obesidade pode, em muitos dos casos, levar à redução ou falta de confiança, a uma perda do apetite sexual, à dificuldade em movimentar-se, dificuladades respiratórias, cardíacas, dos rins e fígado, para além de lhe elevarem o nível do seu colesterol. Estes problemas com o tempo pderão levar à morte se não forem devidamente tratados.

Como combater a obesidade

Para combater a obesidade de um modo mais eficaz, certas pessoas necessitarão de mais ajuda para perder peso. Métodos como a colocação de um cinto à volta do estômago e a liposucção, por exemplo, são métodos que lhe poderão dar alguma satisfação, mas nem sempre funcionam e normalmente trazem complicções internas graves.

O mais recomendado pelos especialistas de saúde para combater a obesidade de uma forma eficaz é fazer exercícios físicos regularmente. Deste modo, o seu corpo irá habituar-se e com isto deverá recuperar a sua boa saúde com o passar do tempo.
Para além de exercícios físicos, uma alimentação mais saudável irá acelerar o seu combate à obesidade, pois o seu corpo irá obter os nutrientes mais adequados para que tenha uma perda de peso de sucesso.

Posso comprar tratamentos para a obesidade em lojas?

Poderão existir certos tratamentos para o combate à obesidade disponíveis para compra ao balcão de um qualquer estabelecimento de comércio apropriado, no entanto, há uma insistência por parte dos profissionais médicos de alertarem as pessoas para esse método de compra, pois muitos desses tratamentos poderão não ser pesquisados ou profissionalmente comprovados para tratar a obesidade.

O que é o Xenical?

O Xenical é um medicamento anti-obesidade muito eficaz, que tem como seu ingrediente principal Orlistat. Xenical só pode ser dispensado mediante uma receita médica válida, encontrando-se disponível na dose de 120mg. Fabricado pela farmacêutica Roche, Xenical é um medicamento tomado por milhares de pessoas não só em todo o mundo como também em Portugal, reduzindo o colesterol mau e aumentando o colesterol bom, diminuindo também a tensão arterial e o risco de diabetes tipo-2.