Gravidez com saúde

preg-largeOs cuidados de saúde durante o período de gravidez são fundamentais para a saúde da mãe e a do bebé. É importantíssimo que a grávida se mantenha informada sobre todos os cuidados a ter durante esta fase de forma a que consiga ultrapassar todos as situações inesperadas que vão surgindo.
As consultas durante todo este período são fundamentais para um acompanhamento especializado de forma a certificar se tudo está a correr bem com a grávida e se o bebé está a desenvolver-se normalmente. Durante estas consultas, são levados a cabo alguns procedimentos de rotina para controlar a saúde da grávida e do seu bebé. É também fundamental que a grávida esteja atenta a qualquer sintoma anormal do seu corpo.
Para além dos cuidados médicos, a grávida deve ter alguns cuidados especiais.
Todas as pessoas em geral, e as grávidas em particular, devem ser exigentes com a sua higiene. É importante tomar duche com regularidade e após o banho é adequada a aplicação de um creme hidratante ou óleo de amêndoas doces, especialmente na zona abdominal.
A grávida também deve ter especial atenção com a saúde oral, de modo a evitar inflamações e infecções. Para além do cuidado diário, é fundamental consultar o médico dentista entre o quarto e o sexto mês de gravidez.
A alimentação também tem um peso essencial numa gravidez saudável. É fundamental que a grávida tenha uma alimentação equilibrada e variada de forma a dar ao seu filho tudo o que necessita para crescer e desenvolver-se saudavelmente. Os alimentos devem ser bem lavados e confeccionados de forma simples. A carne deve estar limpa da gordura visível, deve ser reduzido o uso de alimentos muito condimentados e com muito sal. Diariamente, deve ingerir cerca de 1,5 litro de água, bem como de meio litro até um litro de leite e seus derivados. Os mariscos, os doces, o queijo fresco de leite não pasteurizado, os fritos, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas ou com cafeína devem ser excluídos da alimentação.
O consumo de tabaco bem como de drogas é estritamente proibido durante a gravidez devido às consequências para a saúde do bebé. A nicotina reduz a circulação do sangue na placenta, diminuindo a quantidade de oxigénio e nutrientes que passam para o feto.
Durante a gravidez, é necessária uma protecção redobrada do sol pois durante esta fase é muito comum a ocorrência de manchas, sobretudo no rosto e no colo.
Durante este período, é possível e aconselhável a prática de exercício físico porém com intensidade moderada. A atividade física ajuda a circulação sanguínea e a aliviar os incómodos da gravidez, ajudando a manter um corpo saudável.
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, por isso, deve ser vivida em pleno. Contudo, a gravidez exige cuidados especiais com a saúde pois o corpo da grávida passa por muitas transformações e tudo o que a mãe absorve (alimentos, emoções, etc.) será fonte de suprimentos para o bebé. Neste sentido, é importantíssimo ter cuidado com determinados hábitos e comportamentos.